quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Jovem no mercado de trabalho


Percebe-se que a juventude de hoje não tem os mesmos anseios e objetivos que as gerações passadas. Quando o assunto é mercado de trabalho não é diferente. A situação econômica e a expansão do mercado favorece o anseio dessa geração Y, geração esta que já nasceram em um mundo em transformação: a de uma grande rede global.
Internet, e-mails, redes de relacionamento, recursos digitais, fizeram com que a geração Y tivesse milhares de contatos ao redor do mundo, sem ao menos terem saído da frente de seus computadores. A mobilidade nas comunicações é uma das características associada a Geração Y, não esquecendo da obtenção de informações instantâneas.
Essa definição de Geração Y foi criada pelo Advertising Age - uma revista de publicidade e propaganda Norte Americana, que definiu, em 1993, os hábitos de consumo dos adolescentes da época. Como eram filhos dos integrantes da Geração X, se pensou óbvio, que esta nova geração fosse chamada pela próxima letra do Alfabeto, porém esses jovens, em questão, não são fiéis as marcas e rótulos. São mais que isso, eles buscam inovação!
Sendo assim, os jovens de hoje que conquistam uma posição no mercado de trabalho esperam muito mais além do salário, se questiona se deve buscar somente a realizações financeira ou pessoal também. A sua qualificação profissional é a identidade deles perante família e amigos. O maior desafio para eles é conseguir o reconhecimento de seu trabalho. E vive entre todas essas expectativas, dúvidas e responsabilidade.
Ao se pensar nos conflitos das diferentes gerações no contexto profissional, volta-se às características peculiares de cada geração. A denominada Geração X é caracterizada por possuir certas resistências ao novo, a insegurança em perder o emprego por jovens que possuem mais energia. Diante disso, pode-se ver a diferença de perfis comportamentais quanto a Geração X e Y. Enquanto a primeira busca a tranquilidade, a estabilidade e o equilíbrio; a segunda procura o movimento, a inovação. Por fim, tem-se a Z, que apresenta um perfil mais imediatista, isto é, não são pessoas que têm paciência com os mais velhos, principalmente no que tange aos recursos da informática. Característica esta, que poderá prejudicar no mercado de trabalho ao se exigir um trabalho em equipe.
E como evitar um conflito entre as gerações?  Uma empresa do futuro será aquela capaz de conciliar as diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, isto é, obtendo o melhor de cada profissional e, principalmente, equilibrando os potenciais de cada um para o bem estar coletivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário