Percebe-se
que a juventude de hoje não tem os mesmos anseios e objetivos que as gerações
passadas. Quando o assunto é mercado de trabalho não é diferente. A situação
econômica e a expansão do mercado favorece o anseio dessa geração Y, geração
esta que já nasceram em um mundo em transformação: a de uma grande rede global.
Internet, e-mails, redes de relacionamento, recursos digitais,
fizeram com que a geração Y tivesse milhares de contatos ao redor do mundo, sem
ao menos terem saído da frente de seus computadores. A mobilidade nas
comunicações é uma das características associada a Geração Y, não esquecendo da
obtenção de informações instantâneas.
Essa definição de Geração Y foi criada pelo Advertising Age - uma
revista de publicidade e propaganda Norte Americana, que definiu, em 1993, os
hábitos de consumo dos adolescentes da época. Como eram filhos dos integrantes
da Geração X, se pensou óbvio, que esta nova geração fosse chamada pela próxima
letra do Alfabeto, porém esses jovens, em questão, não são fiéis as marcas e
rótulos. São mais que isso, eles buscam inovação!
Sendo assim, os jovens de hoje que conquistam uma posição no
mercado de trabalho esperam muito mais além do salário, se questiona se deve
buscar somente a realizações financeira ou pessoal também. A sua qualificação
profissional é a identidade deles perante família e amigos. O maior desafio
para eles é conseguir o reconhecimento de seu trabalho. E vive entre todas
essas expectativas, dúvidas e responsabilidade.
Ao se pensar nos conflitos das diferentes gerações no contexto
profissional, volta-se às características peculiares de cada geração. A denominada Geração X é caracterizada por possuir certas
resistências ao novo, a insegurança em perder o emprego por jovens que possuem
mais energia. Diante disso, pode-se ver a diferença de perfis comportamentais
quanto a Geração X e Y. Enquanto a primeira busca a tranquilidade, a
estabilidade e o equilíbrio; a segunda procura o movimento, a inovação. Por
fim, tem-se a Z, que apresenta um perfil mais imediatista, isto é, não são
pessoas que têm paciência com os mais velhos, principalmente no que tange aos
recursos da informática. Característica esta, que poderá prejudicar no mercado
de trabalho ao se exigir um trabalho em equipe.
E como evitar um conflito entre as gerações? Uma empresa do futuro será aquela capaz de
conciliar as diferentes gerações em um mesmo ambiente de trabalho, isto é,
obtendo o melhor de cada profissional e, principalmente, equilibrando os
potenciais de cada um para o bem estar coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário