A Psicologia Organizacional e do Trabalho vem ganhando espaço na sociedade atual, pouco à pouco vem se percebendo a importância do assunto no desenvolvimento da organização e do individuo em que nela está inserido. O homem não é mais visto apenas como um recurso de produção, mas sim, como a maior riqueza da organização. O foco está agora nas pessoas, suas particularidades e seus limites.
Frente a esse contexto, a PSIQUE entrevistou o prof. Fábio Lopes do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para que algumas questões sobre o assunto fossem esclarecidas, proporcionando um maior conhecimento sobre este tema que está sendo tão debatido atualmente.
O que é a Psicologia Organizacional e do Trabalho?
Fábio Lopes: São áreas de atuação do profissional de Psicologia, orientadas pelos fundamentos e conhecimentos da ciência psicológica e aplicados à realidade organizacional e às relações de trabalho.
Como pode ser entendida a relação entre Psicologia e as Organizações?
Fábio Lopes: Como todo fenômeno social e institucional, as Organizações são compostas por relações humanas em interação com o ambiente organizacional. Esta composição configura o terreno de atuação por excelência da Psicologia, pois se trata da relação dos homens entre si e com o meio em que vivem. Esta relação produz e é produzida por fenômenos psicológicos de competência do profissional Psicólogo.
Qual é o papel do psicólogo organizacional?
Fábio Lopes: De maneira geral e simplificada, em todo tipo de atuação, o papel do Psicólogo é o de promover melhora das relações humanas e da qualidade de vida em geral. Nas organizações, se dá o mesmo; com o diferencial acrescido de que o Psicólogo Organizacional e do Trabalho tem ainda que compreender e atuar em nível institucional, ou seja, deve lidar com questões também sociais, em interação com o ambiente local.
Como a Psicologia Organizacional e do Trabalho pode atuar no mundo contemporâneo?
Fábio Lopes: A Psicologia pode auxiliar a compreender melhor a relação entre as transformações do mundo do trabalho e a gestão das organizações. Os fenômenos sociais, institucionais e psicológicos que advêm das relações de trabalho tem sido objeto de estudos da Psicologia há mais de cem anos; este cenário confere à Psicologia Organizacional e do Trabalho alto grau de aplicabilidade e de relevância às organizações contemporâneas.
Quais são os possíveis serviços que se pode esperar de um psicólogo do trabalho?
Fábio Lopes: Atualmente, são muitas as sub-áreas de atuação do Psicólogo do Trabalho. De maneira geral, podemos dividi-las em Cultura e Desenvolvimento Organizacional, Administração e Gestão de Pessoal, Qualificação e Desenvolvimento, Comportamento Organizacional, Condições e Higiene do Trabalho e Saúde do Trabalhador. Cada uma dessas grandes áreas pode ainda ser dividida em diversas frentes de trabalho.
O quanto e em que aspectos uma empresa pode crescer com a ajuda de uma consultoria?
Fábio Lopes: Os benefícios a uma empresa ou organização de um trabalho de consultoria em Psicologia são inúmeros. Desde aqueles relacionados à natureza dos negócios, no que respeita aos ganhos de eficiência e produtividade, até a melhora das relações interpessoais e das condições de trabalho. Uma consultoria em Psicologia do Trabalho permite às empresas um diagnóstico acerca das relações humanas e enseja melhorias no planejamento e na organização da realidade do trabalho.
A PSIQUE agradece ao prof. Fabio Lopes por sua disposição e colaboração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário