No contexto organizacional o reconhecimento do que se faz
é um dos principais fatores que devem ser considerados para o equilíbrio da
saúde mental de qualquer individuo. Atrelado à isso há o feedback, que tem o conceito focado na área de competência
interpessoal aponta as qualidades e deficiências no trabalho e nas relações
interpessoais, sugere mudanças no comportamento de um funcionário, esclarece
pontos a serem trabalhados e aponta mudanças em atitudes inadequadas. O feedback auxilia um funcionário a alcançar
metas, gerando um melhor desenvolvimento para a empresa.
Dentro de uma empresa, o feedback não é facilmente desempenhado. Uma das dificuldades de sua
execução é o receio de chatear o outro, principalmente quando há amizade.
Devido a isso, o feedback não deve
ter caráter avaliativo e deve ser feito por uma pessoa capacitada e de confiança.
Ninguém gosta de receber críticas, o que é um obstáculo para um bom feedback. O trabalhador não está
preparado para receber críticas e, quando isto acontece, contra ataca o
comunicador ou nega o fracasso. Um feedback
é considerado eficiente quando o receptor recebe a mensagem, compreende-a, aceita-a
e realiza as mudanças discutidas no processo de feedback.
O feedback deve ser feito sem preconceitos
entre as pessoas e deve ter um objetivo claro. Não deve ser generalizado ou
feito sem propósito como rotina da empresa. Todo feedback deve ter uma justificativa e deve ser compatível com as necessidades do comunicador e receptor.
Um feedback bem
executado (a) levanta questões relevantes que o receptor tenha possibilidade de
aperfeiçoar (b) é esclarecedor e desejado pelo receptor (c) especifica consequências
(d) é feito em momentos oportunos (e) nunca julga competências (f) reconhece o
valor do receptor, sempre separando a pessoa e seu comportamento. Esta
ferramenta ressalta qualidades e deficiências presentes no processo de execução
do trabalho, bem como nas relações interpessoais envolvidas, otimizando, dessa
forma, o desenvolvimento da empresa.
Por fim, o feedback,
deve ser iniciado pelos aspectos positivos e deve ressaltar as qualidades para não
criar bloqueio ou aversão no receptor. É um processo que deve ser executado por
pessoas capacitadas para ter um bom resultado. Devido a isso, a PSIQUE Consultoria
e Projetos em Psicologia - Empresa Júnior disponibiliza esse produto e o
executa de forma personalizada e buscando a excelência.
Texto Baseado em:
Moscovici, F. (1980). Desenvolvimento
interpessoal. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.
Apostila da coordenadoria de
Pesquisa e Desenvolvimento da PSIQUE Consultoria e Projetos em Psicologia –
Empresa Júnior.
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