quinta-feira, 24 de maio de 2012

ENTENDENDO O FEEDBACK



        No contexto organizacional o reconhecimento do que se faz é um dos principais fatores que devem ser considerados para o equilíbrio da saúde mental de qualquer individuo. Atrelado à isso há o feedback, que tem o conceito focado na área de competência interpessoal aponta as qualidades e deficiências no trabalho e nas relações interpessoais, sugere mudanças no comportamento de um funcionário, esclarece pontos a serem trabalhados e aponta mudanças em atitudes inadequadas. O feedback auxilia um funcionário a alcançar metas, gerando um melhor desenvolvimento para a empresa.
        Dentro de uma empresa, o feedback não é facilmente desempenhado. Uma das dificuldades de sua execução é o receio de chatear o outro, principalmente quando há amizade. Devido a isso, o feedback não deve ter caráter avaliativo e deve ser feito por uma pessoa capacitada e de confiança. Ninguém gosta de receber críticas, o que é um obstáculo para um bom feedback. O trabalhador não está preparado para receber críticas e, quando isto acontece, contra ataca o comunicador ou nega o fracasso. Um feedback é considerado eficiente quando o receptor recebe a mensagem, compreende-a, aceita-a e realiza as mudanças discutidas no processo de feedback.
         O feedback deve ser feito sem preconceitos entre as pessoas e deve ter um objetivo claro. Não deve ser generalizado ou feito sem propósito como rotina da empresa. Todo feedback deve ter uma justificativa e deve ser compatível com as necessidades do comunicador e receptor.
       Um feedback bem executado (a) levanta questões relevantes que o receptor tenha possibilidade de aperfeiçoar (b) é esclarecedor e desejado pelo receptor (c) especifica consequências (d) é feito em momentos oportunos (e) nunca julga competências (f) reconhece o valor do receptor, sempre separando a pessoa e seu comportamento. Esta ferramenta ressalta qualidades e deficiências presentes no processo de execução do trabalho, bem como nas relações interpessoais envolvidas, otimizando, dessa forma, o desenvolvimento da empresa.
        Por fim, o feedback, deve ser iniciado pelos aspectos positivos e deve ressaltar as qualidades para não criar bloqueio ou aversão no receptor. É um processo que deve ser executado por pessoas capacitadas para ter um bom resultado. Devido a isso, a PSIQUE Consultoria e Projetos em Psicologia - Empresa Júnior disponibiliza esse produto e o executa de forma personalizada e buscando a excelência.

Texto Baseado em:

Moscovici, F. (1980). Desenvolvimento interpessoal. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos.

Apostila da coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento da PSIQUE Consultoria e Projetos em Psicologia – Empresa Júnior.

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