Essa pergunta é muito freqüente entre pessoas que estão pleiteando uma vaga, independente do lugar e do motivo, ou seja, pessoas que se tornarão os candidatos daquele determinado processo. Estes candidatos, então, serão avaliados por um conjunto de técnicas ou instrumentos, como testes de capacidades, testes psicológicos, dinâmicas de grupo e entrevistas, que identificam suas habilidades, tendências e demais características a fim de averiguar se se encaixam no perfil do cargo almejado. O objetivo e tais avaliações é escolher o profissional, no caso das organizações, que possua as competências mais adequadas para exercer a função requerida.
É muito importante que o Processo Seletivo seja feito por profissionais que saibam o que estão fazendo, e não simplesmente copiem um modelo e o apliquem sem entenderem como se dá o seu desenvolvimento. De acordo com MCCORMICK e TIFFIN (1977), a finalidade do Processo Seletivo é identificar os indivíduos que possuem as características que indicam que eles têm ótimas possibilidades de se tornarem empregados satisfatórios. Sendo assim, é necessário que seja feito com responsabilidade e competência.
A primeira etapa do Processo Seletivo é o recrutamento dos candidatos. Isso acontece quando a instituição disponibiliza a(s) vaga(s) divulgando-a(s) nos meios em que lhe for mais viável. O objetivo deste procedimento é analisar os currículos dos interessados e fazer uma triagem, ou seja, selecionar os candidatos que passarão para a segunda etapa, a seleção mais rigorosa. Enquanto isso, o papel do candidato é estar preparado para o processo, estando bem informado sobre a empresa, antenado com as principais noticias, saber se posicionar nas entrevistas e dinâmicas de grupos, expondo suas experiências e qualidades, com sinceridade e sem exageros.
A importância do Processo Seletivo vem junto com a demanda do mercado de trabalho atual, pois uma vez que este esta cada vez mais exigente é fundamental que seja feita uma seleção correta, com adequação ao cargo e o bom relacionamento entre os funcionários. Assim, uma seleção por competências, embasada na Psicologia Organizacional e do Trabalho aumenta as chances de uma contratação de sucesso, paralelamente à adequação a vaga o que gerará como consequência aumento de produção e satisfação no trabalho.
PROCESSO SELETIVO PSIQUE Consultoria 2012! Venha fazer parte desta equipe você também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário