O modo como entendemos Coaching atualmente, esteve inicialmente associado aos meios desportivos, onde o treinador (coach) transmitia instruções e estratégias à equipe com intuito de melhorar o desempenho desta. Foi somente na década de 80 que o Coaching difundiu-se para outros meios, em especial a área empresarial.
Sabe-se que é uma temática que está em evidência, visto que o mercado competitivo necessita de indivíduos com ótimas competências profissionais e preparados para lidar com transformações constantemente. Dessa forma, o processo de Coaching se mostra uma estratégia muito eficaz, com o objetivo de potencializar as competências dos profissionais e analisar e desenvolver seus “pontos fracos”.
Mas, o que é Coaching?
De acordo com ZARATÉ (apud International Coach Federation, 2010),
O Coaching é uma relação profissional continuada de ajuda para que as pessoas produzam resultados extraordinários em suas vidas, carreiras, negócios e organizações. Através deste processo de Coaching, os clientes aprofundam-se em sua aprendizagem, melhoram seu desempenho e reforçam sua qualidade de vida.
Pode-se dizer, então, que Coaching é o processo de planejamento estratégico pessoal, por meio do qual o coach (profissional) auxilia o coachee (cliente) a alcançar suas metas segundo a sua capacidade, buscando o melhor desempenho possível para atingir bons resultados.
Por fim, vale ressaltar que diante do mercado competitivo, o Coaching possibilita grande crescimento, já que fornece ferramentas para um desempenho excelente nos desafios que os profissionais enfrentam cotidianamente.
* Texto embasado na apostila de Coaching desenvolvida no primeiro ciclo de Pesquisa & Desenvolvimento da PSIQUE Consultoria e Projetos em Psicologia – Empresa Júnior.
Em seguida, está o link de um vídeo para demonstrar como é o processo do Coaching: